Enter your keyword

post

Informativo Ano 1, Volume 1, Fev – Abr 2016

 

A Associação Educadores Globais representa no Brasil a plataforma International Education and Resource Network (iEARN) e no seu boletim informativo pretende anunciar aos professores, educadores e profissionais da Educação, oportunidades de interação nacional e internacional por meio de projetos colaborativos.

 

Projeto Hands for Peace

Inserido esse ano na plataforma iEARN de projetos de aprendizagem, o projeto Hands for Peace teve como primeiros participantes Brasil, Paquistão, Moldávia e Irã.

O projeto Hands for Peace também teve participação na Global Education Conference no início do mês. A Profa. Patricia Faustino, também diretora financeira da EG, apresentou com sucesso o projeto no último dia 16 durante o evento da GEC coordenado pela iEARN.

Curso de Especialização em Inteligência Emocional Avançada
A Educadores Globais teve uma representante no programa de Inteligência Emocional Avançada, no workshop realizado nos dias 12 e 13 de novembro último em Lisboa.

A professora Almerinda Garibaldi participou do workshop de 16 horas, facilitado pelo formador Ricardo Cabete que coordena as atividades da EmotionTalks na capital lusitana.
Para saber mais: emotiontalks.com

Amplifica
A Educadores Globais apoiou a edição de Brasília do Seminário Amplifica.
O seminário é “um espaço para potencializar e ampliar encontros e diálogos entre educadores e líderes educacionais, e também demonstrar aplicações práticas das ferramentas Google para colaboração, autoria, criação, aprendizado” como descrevem Carla Arena e Samara Brito, responsáveis pelo projeto, que cria um momento especial onde se experimenta uma vibração única que reverbera em todos os educadores presentes e se estende virtualmente.
Para saber mais: http://amplifica.org/

Future Teachers/KOSKO

KOSKO – Knowing Our Students, Knowing Ourselves é a missão do projeto iEARN Future Teachers que foi desenvolvido este semestre com duas turmas do curso avançado do Centro Interescolar de Línguas 1 de Brasília por iniciativa da professora Claudia Batista e colaboração da professora Bernardete Esmeraldo. Os alunos interagiram por meio do fórum online com estudantes da Universidade do Texas, em Dallas, e sua professora Kate York, refletindo sobre temas ligados a educação nos dois países.

A iEARN Marrocos anunciou na primeira semana de dezembro a abertura das inscrições para a 23ª Conferência iEARN a ser realizada em julho de 2017 em Marrakesh.

Para o planejamento da participação neste importante evento veja os detalhes em: http://iearn2017.ma

 


Destaque do Bimestre: Rose Gimenes

O primeiro projeto iEARN com o qual tive oportunidade de trabalhar foi o Adobe Youth Voices. Fizemos um treinamento online com professores de vários países sob a tutela dos canadenses Jim Carleton e Mali Bickley e também tivemos oficinas aqui no Brasil, oferecidas pela Educadores Globais. A ideia de que os alunos produzissem seus próprios vídeos compartilhando temas relevantes para eles próprios e sua comunidade, e que esses vídeos pudessem ser assistidos por jovens de outros países me encantou. Vi uma possibilidade grandiosa de promover o ensino da língua inglesa com o real propósito de se comunicar com uma audiência para além dos muros da escola. Trabalhei com o projeto até 2015 e todos os vídeos estão disponíveis em https://www.youtube.com/channel/UCuCUaMtSUyOb3D61SEm0K4Q .

Em 2013, apresentei essa experiência na annual iEARN conference no Qatar. Além de compartilhar minha vivência com outros professores, trouxe na mala, o projeto Teddy Bear. Voltado para os alunos mais novos, esse projeto promove o intercâmbio entre estudantes de países diferentes por meio dos ursinhos ou outro bicho de pelúcia. As crianças preparam e enviam seus mascotes para a escola parceira e, recebe deles um mascotinho para cuidar. Diariamente uma criança leva o ursinho para casa e registra em um diário sua experiência através de desenhos, fotos, pequenas frases escritas em inglês. Ao final do prazo combinado entre as escolas, os ursinhos são devolvidos com o diário e alguns presentinhos que gostamos de trocar como, adesivos, cartões postais, trabalhinhos manuais feitos pelas crianças. Nos comunicamos também através da internet. Dessa forma aprendemos mais sobre a riqueza cultural que nos envolve, o Teddy Bear Project incentiva o respeito mútuo e a amizade entre os povos, por isso costumo chamar os ursinhos de embaixadores da paz. Tivemos a oportunidade de realizar esse intercâmbio com a Argentina, Austrália, Bielorússia, Canadá, Estados Unidos, Líbano, Paquistão, Perú e Taiwan. O projeto está integralmente registrado no blog www.rosegimenes.blogspot.com.

Os projetos iEARN não precisam acontecer isoladamente, há inúmeros projetos na plataforma colaborativa e podem ser integrados. O Teddy Bear, por exemplo, pode ser feito juntamente com o Side By Side, My Hero, entre outros, visto que os professores combinam entre si tudo o que fará parte do roteiro a ser seguido. As possibilidades são muitas, uma mais enriquecedora que a outra.

Agradeço à iEARN pela oportunidade que tem oferecido à milhares de professores e alunos em todo o mundo e a Educadores Globais por viabilizar essa proposta no Brasil. Desejo que cada vez mais professores possam conhecer e trabalhar com os projetos, ampliando nossa network no Brasil e no mundo.

Ver este email no navegador
Você recebeu esse email por causa da sua relação com Educadores Globais. Por favor, reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los, remova a sua inscrição aqui.
Essa mensagem foi enviada para educadoresglobais@gmail.com por ola@daniveronezi.com
SEP Norte – Quadra 506, Bloco D Ed. Sagitarius – Sala 112 Cep: 70740-504 Brasília – Distrito Federal
Remover Inscrição de todas as listas de envio Remover Inscrição | Gerir Subscrição | Reencaminhar Email | Relatar Abuso

error: Content is protected !!