RETROSPECTIVA 2008/2018
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará a ser a mesma.” (Albert Einstein)
Em 2008, cinco professoras da Secretaria de Estado de Educação do DF acreditaram que poderiam dar uma contribuição positiva para a qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas do Distrito Federal. Eram elas: Almerinda Garibaldi, Claudia Batista, Gilvaci Rodrigues, Patricia Faustino e Valda Costa e Silva. Essa história teve episódios de muita alegria, desafios e emoção.
Hoje, dez anos depois, concluímos que nossos objetivos alcançaram mais do que o proposto inicialmente. Além de Brasília e do Brasil, outros países também participaram de projetos diferenciados de aprendizagem global . As professoras, por isso, continuam acreditando que só pela educação de qualidade poderão transformar as pessoas e o mundo em que vivemos.
As fotos a seguir, mostram alguns projetos que, ano após ano, impulsionaram nossas ações e deram brilho aos nossos sonhos. Afinal, sonhar com oportunidades iguais para todos continua nos movendo adiante e fazendo-nos seguir com a mesma força e energia. Que tal escrevermos juntos os próximos capítulos dessa história?
Almerinda Borges Garibaldi
Educadores Globais – Presidente

2009 Professora Márcia Pinheiro e alunas Jéssica e Taynara que tiveram seu vídeo “Teenage Pregnancy” premiado pela Adobe Filantrópica e viajaram para evento internacional de edição de imagens em Palo Alto na Califórnia.

Diretores da Associação Educadores Globais e equipe que em 2010 deu continuidade à coordenação do projeto Adobe – Vozes da Juventude, Criando com Propósito – em Brasília e iniciou os trabalhos do mesmo projeto em São Paulo.

2010 Professoras Rose Rocha e Patricia Faustino em evento de certificação de alunos participantes do projeto Vozes da Juventude em uma escola pública de São Paulo.

2011 Workshop do projeto Adobe Vozes da Juventude para professores de Escolas Públicas de São Paulo no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

2013 Participação na Conferência iEARN em Doha Qatar: evento que reuniu 7 professores e 2 alunos brasileiros em atividades ligadas a educação inclusiva e produção de vídeos.
2015 Logomarca da 22ª Conferência iEARN que aconteceu em Brasília.

2016 Turma de alunos de Moldova interagiram com alunos do Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga – DF desenvolvendo o projeto “Hands for Peace” (Mãos para a paz)

2017: 23ª Conferência iEARN no Marrocos com participação das professoras Rose Gimenes e Rosângela Rocha de São Paulo

Na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação da SEE-DF, em Workshop sobre práticas pedagógicas, repensando o lúdico.

2018 Workshop sobre Projetos Colaborativos Internacionais e iEARN no Centro de Ensino Fundamental 09 de Taguatinga

Conferência iEARN em Winchester nos Estados Unidos onde foram apresentados os resultados do projeto Hands for Peace com Participação de Brasília, Rio de Janeiro e Tokio no Japão.